O curso de graduação em Educação Física tem poucas cadeiras em dança; sentiu-se a necessidade da criação da graduação em dança, que vem a contribuir para um melhoramento do curso, pois prepara o profissional, tornando-o mais qualificado em um área de expressão corporal, desenvolvendo assim a psicomotricidade dos alunos de maneira divertida e resgatando a alta estima das crianças.
A dança é raramente utilizada na disciplina de educação física escolar, um dos fatores que determinam este acontecimento é a falta de confiança que o profissional graduado em educação física tem para ministrar tal aula. O professor que não gosta, não sabe ensinar dança, não tem condições para fazer com que o aluno venha gostar da mesm, entretanto, o professor não precisa ter elevados níveis de conhecimento de técnicas de dança, precisa ter simplesmente vontade para quebrar as barreiras que envolvem as limitações técnicas e culturais.
A sociedade é muito preconceituosa em relação à dança, premitindo-a nos festivos nacionais, mais marginalizando como arte e meio de desenvolvimento motor e intelectual.
A criação e qualificação dos cursos de dança agregariam valores ao curso de educação física, pois poderiam trabalhar não somente com a técnica, e sim, com as emoções, a verdadeira expressão da natureza humana. A melhor preparação profissional em um curso mais específico, e não somente uma especialização.
Uma recém formada do curso de educação física na Universidade Luterana do Brasil (2008/2), com cursos de dança, vem realizando um trabalho na cidade de Canoas/RS, pelo projeto "Mais Educação", do governo federal, com a dança em uma instituição estadual. No começo as crianças as meninas participaram mais, todavia a diversificação de ritmos, expressões trazidas foram chamando os que tinham preconceitos sobre a dança, para a participação de grande parte em suas aulas. Os alunos estão tendo a oportunidade de realizar passos de Hip Hop até a dança folclórica gaúcha.
A dança pode ser utilizada como meio de uma crítica social para questionar o mundo e seus paradigmas. Ela está ligada em quatro dimensões principais, como estética, produção, histórica e crítica. Trás consigo fortes estímulos de percepções sensoriais. Dela as pessoas podem ter uma maior auto-estima, combate ao estresse, depressão, e trabalhar em um coletivo.
Os meios de comunicação criam modismos, que alienam as pessoas querendo fazer o mesmo. A dança tem a critica para poder transformar a dança comercial em original. Um exemplo de dança da mídia é o "High School Music", que tiveram filmes e que as crianças e adolescentes querem fazer, imitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário